terça-feira, 10 de outubro de 2017

TROCANDO IDEIAS SOBRE O RIO ENQUANTO SUO

Resultado de imagem para rio de janeiro pomba
Orquídea pomba ( Imagem retirada do Google)
         


        Boa tarde, amigos.  Que calor é esse que faz nesse Rio de Janeiro? Hoje me dei conta de que o início do Horário de Verão está chegando e sei que várias pessoas gostam dessa época, mas eu não gosto não. Quem acorda muito cedo, acaba tendo que acordar ainda no escuro. Eu pelo menos morro de sono. 
      Não tenho falado sobre os problemas que assolam meu estado, pois bate uma tristeza... sou apaixonada pela minha cidade, mas é lamentável o retorno do aumento da violência, da sujeira nas ruas e o descaso com as pessoas de um modo geral.
     Os governantes gastaram muito e roubaram muito também com construções e reformas. Tudo em nome da Copa do Mundo e das Olimpíadas. A corrupção começou nessa época? Claro que não,mas que ela ficou escancarada, isso ficou. Corrupção, seja ela escancarada ou não, não se justifica. Ela é danosa para a população e, no fim, todo mundo sai perdendo.
    Não tenho reclamado, pois acredito que as coisas vão melhorar- apesar de este mês eu começar a ser garfada pelo governador em 3% do meu salário.  As contas aumentam e o salário diminui. Tem gente que nem salário está recebendo. E a UERJ, minha gente? Uma maravilhosa universidade largada de todo jeito.
     Adoraria que a paz que vemos quando olhamos a imagem do Corcovado ou da enseada de Botafogo se espalhasse por todo o estado do Rio de Janeiro.Que se espalhasse também pelo Brasil como um todo e pelo mundo. Tudo parece tão fora do lugar...
     Muitas pessoas pensam em ir embora daqui. No passado, também era assim, mas a esperança voltou e as pessoas voltaram. Rogo para que a paz reine na minha cidade que é tão linda...
      Hoje escrevo apenas para compartilhar um pouco da minha preocupação e esperança enquanto o suor escorre pela minha testa e pelo meu pescoço. 
       O fato é que,embora a TV dê essa impressão, a verdade é que a maioria da população do Rio não mora perto da praia nem aproveita a brisa do mar. A maioria anda em ônibus, metrô ou trem lotados e trabalha muito e ganha menos do que precisaria ganhar para passar folgadamente o mês. Parodiando Carlos Drummond de Andrade, eu diria  que" O Rio de Janeiro são dois; o outro, mistério.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe aqui seu comentário.
Um forte abraço.