quinta-feira, 27 de setembro de 2018

LEMBRANÇAS DO DIA DE COSME E DAMIÃO

     

Resultado de imagem para são cosme e damião e doum

     

Cosme e Damião Cade Doun

Umbanda


Cosme e Damião,
Damião cadê Doun ?
Doun foi passear lá no cavalo de Ogum
Cosme e Damião,
Damião cadê Doun ?
Doun foi passear lá no cavalo de Ogum
Dois dois sereias do mar
Dois dois mamãe Iemanjá
Dois dois sereias do mar
Dois dois mamãe Iemanjá





      Hoje eu me lembrei de tanta coisa... 
    Lembrei-me da bacia de cor verde-clara na qual eu despejava os saquinhos de Cosme e Damião que ganhava no dia 27/09. 
   Veio também a lembrança da D. Helena que morava na Av. Guilherme Maxwell e que dava brinquedos para as crianças  de até 7 anos. 
     E da  D. Rita, uma linda senhora portuguesa que morava na casa 09, que conseguia juntar um montão de gente na porta da vila para dar-lhes  doces.

   Lembro-me, principalmente, do meu avô  Romeu que era santeiro e,  por essa época, reunia a família para que juntos pintássemos as centenas de imagens de gesso de Cosme e Damião que eram encomendadas pela Casa Baptista.
    Muita saudade de pintar a base dos meus queridos santinhos.Essa era a minha tarefa.
   Muita saudade também de encher os saquinhos  de Cosme e Damião na casa da minha avó Aldina para entregarmos no dia seguinte.
    Saudade também das festas para os erês no centro de Umbanda  sempre muito animadas. 
    Bons tempos, boas lembranças...
    Salve Cosme e Damião! Um salve aos Erês!
    Bons tempos aqueles...




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe aqui seu comentário.
Um forte abraço.