quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

ESSA TAL PERSEVERANÇA

     


    Fonte:https://br.freepik.com/fotos/coracao-saude

     Ando me questionando sobre os prejuízos da teimosia.
     Teimosia que leva a prejuízos para si mesmo e para outrem. 
     Teimosia que dificulta e até inviabiliza  levar a vida de forma a construir um ambiente leve, alegre e jovial para si e para os outros. 
     O que faz alguém ser teimoso seria a arrogância, a falta de humildade, o orgulho? 
     Há inocência na teimosia? 
     Fico aqui refletindo sobre essas e outras questões enquanto espero.
     Claramente é nítida a diferença entre a teimosia e a perseverança.  A primeira engessa, paralisa, traz transtornos; a segunda faz seguir em frente, não permite desistência e nos impulsiona.
    Questiono-me, agora e aqui, enquanto aguardo meu tio voltar de uma tomografia. Ele, em uma situação de saúde gravíssima que não fora tratada de forma gradativa por teimosia; eu, aqui, aguardando neste hospital , conhecendo mais uma emergência no Rio de Janeiro devido à nossa perseverança e a dos médicos. 
     O que acontecerá depois? Sinceramente não sei. Também não sei o que sinto: angústia, preocupação, uma irritação veloz e uma sensação de suspensão ou de expectativa? Creio que tudo se mistura e se esvazia junto das lembranças de um homem forte e risonho que se perdeu no caminho e que não teve forças para se reencontrar. Alguém que tem um coração grande no espírito e no corpo e que só tem a gente na vida. Como eu queria que ele tivesse aproveitado mais a vida! Mas, segundo Sêneca, "É parte da cura o desejo de ser curado."
     É,  Sra. Teimosia, só quero lhe mandar um recado: não sei quando essa situação terá um desfecho, mas, apesar de exausta, tenho ainda bastante perseverança .

(Escrito no bloco de notas do celular na Emergência da Casa de Saúde São José localizada no bairro  do Humaitá, em 28/02/2024, durante longo- e necessário- atendimento ao meu tio.)
     

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe aqui seu comentário.
Um forte abraço.