quarta-feira, 30 de maio de 2012

HISTÓRIA ATRAVÉS DA MÚSICA

   



          Por admirar e acreditar no trabalho feito pelo meu  grande amigo  e colega de trabalho Romney  Lima e pelo grupo do qual faz parte, tomo a liberdade de postar na íntegra  o texto publicado no site www.revistamúsicabrasileira.com.br.a respeito do interessantíssimo e inovador projeto "História através da música". O espetáculo estará em cartaz no Centro Cultural  Justiça Federal, no Rio de Janeiro do dia 06 de junho ao dia 05 de julho. Eu recomendo.É imperdível!!!

Especial

História através da música

Por Romney Lima - 28/05/2012
O Projeto História Através da Música, nascido em 2001, é fruto de encontros, reflexões e debates entre professores de História que tem a Música Popular Brasileira – especialmente o samba e o choro – como objetos de estudo e pesquisa. A proposta desenvolvida inicialmente pelos professores Romney Lima (cavaquinho), André Mendes (violão 7 cordas) e Alberto Buaiz (pandeiro), foi ensinar História do Brasil aos seus alunos, tendo a música como principal ferramenta didática e motivadora de aprendizagem.
Entretanto, ao longo desses anos, essa proposta cresceu, transformando-se em um projeto educativo-cultural. Conta hoje com oito integrantes, pois aos três primeiros juntaram-se os músicos Valdir Ribeiro (percussão), Pedro Castro (percussão) e Denis Lopes (bandolim), o ator Gustavo Arthiddoro e o diretor Claudio Mendes, que contribuem significativamente para que o repertório e a musicalidade e a teatralidade do grupo fiquem cada vez mais apurados. Dessa forma, o História Através da Música ampliou os limites das salas de aula, conquistando outros espaços de educação, cultura e lazer, transformando-se numa verdadeira aula-espetáculo que tem a História do Brasil como tema. Já tendo se apresentado em Museus (da República e Histórico Nacional), circuito SESC (Copacabana, Madureira, Ramos, Tijuca e São João do Meriti, São Gonçalo), Teatro Café-Pequeno, Casa da Ópera em Ouro Preto, Biblioteca Pública Luis de Bessa em Belo Horizonte e no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro onde durante cinco semanas, entre abril e maio de 2011, foi apresentado o espetáculo “República – Era de Heróis”, lotando a casa.
O trabalho do grupo preza pela teatralidade, com a inclusão de literatura, poesia e até artes plásticas na construção dos espetáculos. É essa mistura que faz os 70 minutos do encontro ser muito proveitosos: o grupo toca sambas e choros que seguem uma determinada linha temática dentro da História do Brasil. Essas obras são amplamente debatidas com o público de forma lúdica e prazerosa, incitando reflexões que vão desde o tema abordado pelas músicas até a historicidade das composições a partir das suas relações com os autores e com o momento em que foram criadas.
O projeto se divide em diversas linhas temáticas e já criou espetáculos como, “República – Era de Heróis” e “De Colônia a Brasil – histórias que contam História” além daqueles criados para datas específicas como “Almirante – Era de Ouro da Rádio Nacional”, para comemorar os 100 anos do radialista Almirante e que abriu o VII Simpósio Internacional de Contadores de História no SESC Copacabana e “Monteiro Lobato – Brasil Apaixonado” em comemoração ao centenário do autor em 2008.
Para essa nova temporada no Centro Cultural Justiça Federal do Rio de Janeiro, o tema escolhido foi “Chorando Histórias!”. Nessa apresentação faremos um passeio a partir das origens do choro e suas influências nas músicas europeia e africana. Iniciamos o “espetáulaco” no século XIX, falando de Joaquim Callado – o “pai do choro”, da maestrina Chiquinha Gonzaga e da sua importância política na causa abolicionista e na campanha republicana, de Anacleto de Medeiros e suas famosas bandas e de Ernesto Nazareth o “revelador da alma brasileira”, passamos pelo divisor da música brasileira e o grande homenageado do espetáculo Pixinguinha, apresentamos dois dos mais importantes nomes do choro Jacob do Bandolim e Waldir Azevedo e suas rivalidades musicais, o ressurgimento do famoso grupo Época de Ouro nos anos 70 pelas mãos de Paulinho da Viola e encerramos comentando o atual cenário do choro no Brasil.
O objetivo desse trabalho não é somente apresentar peças clássicas desses compositores, ele vai além. Tem a intenção de mostrar ao grande público a história desse gênero, a sua importância para a música e para sociedade brasileira e as suas relações com as transformações do Brasil no final do século XIX e ao longo dos séculos XX e XXI.

Serviços:

Local: Centro Cultural Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro, Rio de Janeiro (Estação Cinelândia).
Dias: de 06 de junho a 05 de julho (quartas e quintas) às 19:00
Ingresso: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada e filipeta).
Classificação indicativa: livre.
Capacidade do teatro: 144 lugares.
Site: www.historiaatravesdamusica.wordpress.com
Endereço eletrônico: makaraeducativo@gmail.com
Telefones: 8289-0634 (Alana) e 8583-2275 (André)
Youtube: História Através da Música


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita. Deixe aqui seu comentário.
Um forte abraço.