domingo, 27 de maio de 2012

TOMADAS E RETOMADAS

          Há situações na vida  em que não temos certeza se o momento pede choro ou risada.Algumas provocam os dois.O primeiro pelo absurdo e o segundo pelo ridículo.Provavelmente, caro leitor ou cara leitora, você deve estar se perguntando qual o assunto dessa crônica.Um título que sugere filosofia e uma imagem que remete... bem... remete a "tomadas"... E, então, então nesse momento, a quase certeza: "a escritora falará sobre o emaranhado que muitas vezes é a nossa vida ou, quem sabe, falará sobre esse mundo competitivo, com poucas oportunidades e muitos concorrentes." Não.A escritora falará, simplesmente, sobre...
          Tomadas...
         O que vou contar agora parece ficção,mas ,infelizmente, é a mais pura realidade.Meus amigos professores devem entender sobre o que estou falando. Se não passaram por isso, já terão passado por algo semelhante.
          Estava eu, programando minha aula sobre  Barroco e pensei: "Vou dar aula primeiro sobre Figuras de Linguagem e vou marcar nas escolas uma data na semana que vem para usar o data show na aula sobre Barroco."E assim foi feito.
          Chegando na primeira escola...
          Primeiro passo:Procurar a pessoa responsável pelo data show e pela caixa de som.
          Primeiro problema: Onde estava a pessoa responsável pela chave que abriria o lugar em que  estava a aparelhagem?
          Tentativa de solução: Procurar a pessoa por toda a escola.
          Pessoa encontrada. Problema resolvido?Não. Ainda viriam outros.
          Chegando na sala de aula...
          Primeiro passo: Plugar o data show na tomada, no notebook -que levei de casa- e na caixa de som.
(Obs: Esse deveria ser o único passo para utilizar a aparelhagem)
         Problema 1:Não havia cabo para áudio.
         Problema 2:As tomadas dos aparelhos não encaixavam nas tomadas da parede.
         Problema 3: Não  havia adaptador.
         Tentativa de solução:Pedir para um aluno procurar alguém na escola que arranjasse um cabo de áudio e um adaptador ou uma extensão.
         Pessoa encontrada. Cabo encontrado. Adaptador encontrado.
         Problema 4: Adaptador sem buracos.
         É isso mesmo, meus amigos.Eu nunca havia visto um adaptador para tomadas sem buracos que permitisse plugar a tomada do aparelho com a tomada da parede.Mas esse adaptador  existe e está entre nós.
         Tentativa de solução:Procurar alguém que arranjasse algo para servir de intermediário entre as tomadas dos aparelhos e a tomada da parede.
         Solução: Pegar na sala da informática um estabilizador que fizesse tal serviço.
         Estabilizador arranjado, tudo plugado e,depois de cerca de quarenta minutos, a aula sobre Barroco começou e a aula aconteceu.
         Chegando na segunda escola...
         Primeiro passo: Pegar o data show e a caixa de som na secretaria para serem usados em sala.
         Problema 1: Ufa!Sem problemas...
         Segundo passo: Levar a aparelhagem para o segundo andar.
         Problema 1: Um pouquinho de cansaço.
         Tentativa de solução: Sem soluções no momento.
         Segundo passo:Plugar o data show na tomada, no notebook -que levei de casa- e na caixa de som.
         Problema1:Quem adivinha?As tomadas dos aparelhos não encaixavam nas tomadas da parede.
         Problema 2: Não havia adaptador.
         Tentativa de solução:Pedir para um aluno ir à secretaria para arranjar um adaptador.
         Problema 3: O aluno voltou com um adaptador que não adaptava.OS BURACOS ERAM DIFERENTES!!!
         Tentativa de solução:Pedir para o mesmo  aluno ir à secretaria a fim de arranjar um outro adaptador ou um estabilizador que permitisse que a tomada do aparelho fosse plugada à tomada da parede.
         Problema 4: O aluno voltou com o recado de que eu é que tinha que ir até lá embaixo para pegar o estabilizador e não pedir ao aluno.
         Problema 5: Como?A sala de informática é no andar de cima,mas eu teria que ir até a secretaria pegar a chave para subir com uma funcionária para pegar o estabilizador e usar na aula.
         Milagre: Sala de informática aberta e funcionária lá dentro.
         Alegria de professor dura pouco.
         Problema 6: TOMADA DO ESTABILIZADOR NÃO ENCAIXA NA TOMADA DA PAREDE!!!
        (Eu só queria saber de quem foi  a ideia de trocar a configuração das tomadas de parede!!!)
         Tentativa de solução: Ir até a secretaria e PEDIR AJUDA!!!!!!
         Solução: Tirar a extensão da cafeteira da sala da diretora.
         Ufa! Tudo resolvido.Faltavam cinco minutos para a aula acabar.
         E  aí?
         Comecei a passar o vídeo, pois, afinal, depois de tanto sufoco, eu não me retiraria dali por nada. Dali eu não saía não. Até que o professor que entraria depois, apareceu na porta e pedi que me cedesse um tempo dele, quase implorei. Ele solícito, permitiu prontamente dizendo: "Sei como é isso. Na encarnação passada eu também tentava usar esse recurso"- e sorriu.
          Consegui dar a aula sobre Barroco, embora tenha precisado ficar além do meu horário, coisa que ninguém pagará a mais por isso e que também não será reconhecido.
          Pois bem. Ainda faltam duas turmas para eu passar essa aula sobre Barroco. Será uma segunda tentativa, pois na primeira, mesmo já tendo arranjado tudo o que faltara nas outras vezes- adaptadores, extensões, cabos e computador,descobri que as tomadas das salas das respectivas turmas eram de enfeite,pois estavam ali sem corrente elétrica.
           Escrevo, portanto, esta crônica para mostrar-lhes, meus amigos,minhas amigas, leitores e leitoras, como é complicado trabalhar nas escolas públicas deste país. Por mais que tentemos cumprir com  nosso papel, esbarramos com esse  e com tantos outros tipos de problema.Num estado no qual  já ouvimos falar tanto em "choque de ordem", há um descaso total com as mínimas situações do ambiente escolar.A história contada parece piada, mas é verdadeira.Agora, além de apagador e caneta, os professores precisam carregar cabos, tomadas,computadores, adaptadores e extensões dentro das suas  bolsas, pastas e mochilas.
         Será que nós é que temos que usar "adaptadores" para nos ajustarmos a esse ambiente escolar que não apresenta  condições para a realização de um  trabalho decente e de qualidade? Temos que nos adaptar a salários baixos, a ameaças de corte do nosso triênio?
           Portanto, antes de forçar o professor a assinar um termo de compromisso no momento do  preenchimento das notas bimestrais,o que é algo arbitrário, cumpram vocês, governantes, o termo de compromisso firmado com a população durante a campanha eleitoral.Respeitem os profissionais da educação.
       

   
     
       

     
       
       
   

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